Skip to content

Jovem estilista – Entrevista

17 de novembro de 2013

Meninas, quem me conhece sabe, adoooro divulgar marcas, lojas e profissionais que gosto.

Hoje vou contar um pouco da história de um jovem estilista que já tem uma carreira brilhante. Gabriel Lima, ariano, 24 aninhos.

Graduado em Design de Moda pela UNI BH, fez vários cursos antes de entrar na faculdade e adquiriu base para descobrir e fazer o que ama. Trabalhou durante 5 anos na marca mineira Victor Dzenk, que segundo ele, foi uma escola.

Atualmente trabalha como freelancer de design de superfície e estilista.

Na última temporada de inverno atuou em marcas como Victor Dzenk, Apartamento 03, Fleche Dor e Última Hora e Jes.

Mari: Como e quando você descobriu seu talento como estilista?

Gabriel: Quem viu essa aptidão para a moda foi meu pai. Eu adorava desenhar e passava mais tempo pensando e desenhando o figurino dos heróis/heroínas do que o próprio personagem.

Meu pai vendo essa vontade de desenhar, me levou a uns 3 cursos de desenho, mas só depois que eu reclamei “Não quero fazer desenho de cadeira parada Pai!” Foi que ele me levou aos 14 anos para o meu primeiro curso de desenho de moda, lembro que lá era um preparatório para o belas artes. Entre todos os alunos de 18, 20 lá estava eu, achando tudo muito criativo e livre. Foi ai que eu apaixonei! Depois disso eu fiz uns 6 cursos na área de moda antes de entrar para faculdade.

Mari: O que te inspira para criar uma estampa?

Gabriel: Qualquer coisa me inspira na verdade. Normalmente eu recebo um briefing sobre a coleção que tenho que fazer e a partir dai eu imagino, busco e dai vai. Eu gosto muito de ouvir música, porque me leva para um estado de espírito que preciso pra encontrar a inspiração para cada estampa. Já criei uma estampa a partir de uma concha no chão, um pôr-do-sol, eu sempre deixo a imaginação levar, as vezes fica péssimo, mas ai eu salvo, abro outra janela e começo tudo de novo.

Mari: A tecnologia é uma aliada no seu trabalho?

Gabriel: Sim, andamos lado a lado, rs. Vai da foto que tiro com o celular, as buscas de banco de imagens nos sites, aos programas que uso pra fazer (Photoshop e Corel). Sem a tecnologia eu me sentiria perdido.

Mari: Já fez alguma estampa exclusiva para algum artista?

Gabriel: Sim, já fiz estampas para o figurino da Preta Gil, Alinne Rosa e para um espetáculo dos Dzi Croquetes. Todas em parceria com a marca Victor Dzenk. Eu fico animadíssimo, porque cada estampa é um filho, gestação e parto e o pior é que todas precisam passar por aprovação de uma pessoa ou de uma empresa. Então saber que alguém gostou e ainda teve uma boa repercussão, não tem preço.

Mari: No seu trabalho, a moda vai além de blusas, vestidos e roupas em geral?

Gabriel: Sempre me imaginei fazendo parte da moda, mas quando surgiu a oportunidade de entrar em outra área, no caso Design de Interiores, descobri que a base é a criatividade, mas o ramo pode variar sempre, não precisa ser apenas roupas. Eu já estampei puffs, cadeiras, almofadas, cortinas, pratos e até uma casa.  Foi incrível!

Mari: Quais são os planos para o futuro?

Eu hoje estou fazendo estampas para várias marcas e estou aberto para parcerias dentro e fora da Moda. Mas eu diria que abrir minha própria marca, isso está num futuro um pouco distante. Quero absorver tudo que posso e aprender cada vez mais sobre a moda e seu mercado antes de me lançar como empresário.

Mari: Que conselho você daria para as pessoas que estão começando ou querem fazer Moda?

Gabriel: Eu diria, ESTEJA PRONTO PARA TRABALHAR. E muito! Muita gente acha que moda é só glamour e desfiles, coquetéis, mas a realidade é outra. Muito trabalho, hora extra, o faz, desfaz, pepinos de última hora, pra dai vir os 15 minutos de glamour e depois mais trabalho. No meu primeiro estágio, fiquei fascinado com o mundo da moda, tudo tão belo e inalcançável, mas nunca deixei de cumprir com minhas obrigações dentro da empresa. É preciso tratar como trabalho e coisa seria.

Estampa para Apartamento 03

apto

Capa de revista da Gol com estampa Verão Saint Tropez Victor Dzenk

Gabriellima5

Juliana paes com a estampa da coleção Amazonia

Gabriellima17

Coleção Tropicália verão 2013

Gabriellima35

Gabriellima36

One Comment
  1. Mariana Lima permalink

    A matéria ficou sensacional Mari. Arrasou! Obrigadaaaaa! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: